segunda-feira, 24 de maio de 2010


Penso em ti a todo instante.
Mesmo longe sinto você perto.
Sinto tua falta quando estou longe.
E seu calor quando estou perto.
Duas vidas em um só momento
Duas vidas que se completam.

Fernando Pessoa
Basta pensar em sentir
Para sentir em pensar.
Meu coração faz sorrir
Meu coração a chorar.
Depois de parar de andar,
Depois de ficar e ir,
Hei de ser quem vai
Para ser quem quer partir.
Viver é não conseguir.

FERNANDO PESSOA
(...) farei o possível para não amar demais as pessoas, sobretudo por causa das pessoas. Às vezes o amor que se dá pesa, quase como uma responsabilidade na pessoa que o recebe. Eu tenho essa tendência geral para exagerar, e resolvi tentar não exigir dos outros senão o mínimo. É uma forma de paz...

Clarice Lispector
...Estou em plena luta... Mas olhe para todos ao seu redor e veja o que temos feito de nós e a isso considerado vitória nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas. Não temos aceito o que não se entende porque não queremos passar por tolos. Temos amontoado coisas e seguranças por não termos um ao outro... Temos evitado cair de joelhos diante do primeiro de nós que por amor diga: tens medo.
... Não temos sido puros e ingênuos para não rirmos de nós mesmos e para que no fim do dia possamos dizer " pelo menos não fui tolo" e assim não ficarmos perplexos antes de se apagar a luz...

Mas eu escapei disso... escapei com a ferocidade com que se escapa da peste e esperarei até você também estar mais pronto.

Clarice Lispector
Teu segredo é tão parecido contigo que nada me revela além do que já sei. E sei tão pouco como se o teu enigma fosse eu. Assim como tu és o meu.

Clarice Lispector

sexta-feira, 21 de maio de 2010


Eu quero um colo, um berço, um braço quente em torno ao meu pescoço, uma voz que cante baixo e pareça querer me fazer chorar. Eu quero um calor no inverno, um extravio morno de minha consciência e depois sem som, um sonho calmo, um espaço enorme, como a lua rodando entre as estrelas.

Caio Fernando Abreu

quarta-feira, 19 de maio de 2010


Minha verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão. Que ás vezes se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que na solidão pode se tornar dor. E a dor, silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredos para viver.

Clarice Lispector

Quando se deseja realmente dizer alguma coisa, as palavras são inúteis. Remexo o cérebro e elas vêm, não raras, mas toneladas. Deixam sempre um gosto de poeira na boca - a poeira do que se tentava expressar, e elas dissolveram. Quanto mais palavras ocorrem para vestir uma idéia, mais essa idéia resiste a ser identificada. As sucessivas roupas sufocam a sua nudez. E todas as palavras são uma grande bolha de sabão, às vezes brilhante, mas circundando o vazio.
Ah, se eu pudesse escrever com os olhos, com as mãos, com os cabelos - com todos esses arrepios estranhos que um entardecer de outono, como o de hoje, provoca na gente.

Caio Fernando Abreu

A Perfeição

O que me tranqüiliza
é que tudo o que existe,
existe com uma precisão absoluta.

O que for do tamanho de uma cabeça de alfinete
não transborda nem uma fração de milímetro
além do tamanho de uma cabeça de alfinete.

Tudo o que existe é de uma grande exatidão.
Pena é que a maior parte do que existe
com essa exatidão nos é tecnicamente invisível.

O bom é que a verdade chega a nós
como um sentido secreto das coisas.
Nós terminamos adivinhando, confusos, "a perfeição".

Clarice Lispector
Não sei qual a minha culpa, mas, peço perdão..
A luz do farol revelou-os tão rapidamente que não puderam ver.
Peço perdão por não ser uma "estrela" ou o "mar"
ou por não ser alegre nas coisa que se dá.
Peço perdão por não saber me dá nem a mim mesma,
para me dar desse modo a minha vida se fosse preciso
mas, peço de novo perdão... não sei perder minha vida.

Clarice Lispector

Pertencer

Mesmo minhas alegrias, como são solitárias às vezes. E uma alegria solitária pode se tornar patética. É como ficar com um presente todo embrulhado com papel enfeitado de presente nas mãos - e não ter a quem dizer: tome, é seu, abra-o! Não querendo me ver em situações patéticas e, por uma espécie de contenção, evitando o tom de tragédia, então raramente embrulho com papel de presente os meus sentimentos.

Clarice Lispector
Descobririas que as coisas e as pessoas só o são em totalidade quando não existem perguntas, ou quando as perguntas não são feitas. Que a maneira mais absoluta de aceitar alguém ou alguma coisa seria justamente não falar, não perguntar - mas ver. Em silêncio. (...) O que faz nascer as perguntas não é uma necessidade de conhecimento, mas de ser conhecido.

Caio F. Abreu

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Que coisas são essas que me dizes sem dizer, escondidas atrás do que realmente quer dizer?
Tenho me confundido na tentativa de te decifrar, todos os dias.
Mas confusa, perdida, sozinha, minha única certeza é
que de cada vez aumenta ainda mais minha necessidade de ti.
Torna-se desesperada, urgente. Eu já não sei o que faço.
Não sinto nenhuma alegria além de ti. Como pude cair assim nesse fundo poço? Quando foi que me desequilibrei? Não quero me afogar: Quero beber tua água.
Não te negues, minha sede é clara.

Caio Fernando Abreu
Fico tão cansada às vezes, e digo pra mim mesma que está errado, que não é assim, que não é este o tempo, que não é este o lugar, que não é esta a vida. E fumo, e fico horas sem pensar absolutamente nada: (...)
Claro, é preciso julgar a si próprio com o máximo de rigidez, mas não sei se você concorda, as coisas por natureza já são tão duras para mim que não me acho no direito de endurecê-las ainda mais.

Caio F. Abreu
Não vou perguntar porque você voltou, acho que nem mesmo você sabe... Eu também não queria perguntar, pensei que só no silêncio fosse possível construir uma compreensão, mas não é, sei que não é,você também sabe, pelo menos por enquanto, talvez não se tenha ainda atingido o ponto em que um silêncio basta? É preciso encher o vazio de palavras,ainda que seja tudo incompreensão? Só vou perguntar porque você se foi, se sabia que haveria uma distância, e que na distância a gente perde ou esquece tudo aquilo que construiu junto. E esquece sabendo que está esquecendo...

Caio F. Abreu

"...sabe que o meu gostar por você chegou a ser amor, pois se eu me comovia vendo você, pois se eu acordava no meio da noite só pra ver você dormindo... meu Deus como você me doía de vez em quando. Eu vou ficar esperando você numa tarde cinzenta de inverno, bem no meio duma praça... então os meus braços não vão ser suficientes pra abraçar você, e a minha voz vai querer dizer tanta, mas tanta coisa, que eu vou ficar calada um tempo enorme... só olhando você sem dizer nada, só olhando e pensando... meu Deus como você me dói de vez em quando"

Cio Fernando Abreu

Talvez um voltasse, talvez o outro fosse. Talvez um viajasse, talvez outro fugisse. Talvez trocassem cartas, telefonemas noturnos, dominicais, cristais e contas por sedex (...) talvez ficassem curados, ao mesmo tempo ou não. Talvez algum partisse, outro ficasse. Talvez um perdesse peso, o outro ficasse cego. Talvez não se vissem nunca mais, com olhos daqui pelo menos, talvez enlouquecessem de amor e mudassem um para a cidade do outro, ou viajassem junto para Paris (...) talvez um se matasse, o outro negativasse. Seqüestrados por um OVNI, mortos por bala perdida, quem sabe. Talvez tudo, talvez nada

Caio Fernando Abreu
Frágil

Você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que a protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parada atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.

Caio Fernando Abreu

O tempo passa... um dia inteiro eu fico a te imaginar,
Um desejo de poder de novo te encontrar...
Cai a madrugada tanto tempo sem te ver,
Já tentei já fiz de tudo pra te esquecer.

Em algum lugar vivo escondendo minha solidão
Lembranças de você minha inspiração
A saudade esta me machucando
Não to mais agüentando sem você aqui
Ta difícil ficar sem você vem tomar conta de mim

E vou continuar sonhando...não sei até quando terei que
esperar
Só você não vê que eu estou chorando, resistindo a sua
ausência volto a respirar...
O meu tempo esta se acabando,
Uma vida inteira esta a se passar,
Mentiras e verdades estão se misturando
Só peço que escute o que eu vou falar...

"Te amarei mil vidas se preciso for
Mais em apenas uma me dê a mão"
Epílogo

Não, o melhor é não falares, não explicares coisa alguma. Tudo agora está suspenso. Nada aguenta mais nada. E sabe Deus o que é que desencadeia uma catástrofe, o que é que derruba um castelo de cartas! Não se sabe...Umas vezes passa uma avalanche e não morre uma mosca...Outras vezes senta uma mosca e dasaba uma cidade.

Mário Quintana

domingo, 16 de maio de 2010


"Não é à toa que entendo os que buscam caminho. Como busquei arduamente o meu! E como hoje busco com sofreguidão e aspereza o meu melhor modo de ser, o meu atalho, já que não ouso mais falar em caminho.
Eu que tinha querido o Caminho, com letra maiúscula... hoje me agarro ferozmente à procura de um modo de andar, de um passo certo.
Mas o atalho com sombras refrescantes e reflexo
de luz entre as árvores, o atalho onde eu seja finalmente eu, isso não encontrei.

Mas sei de uma coisa: meu caminho não sou eu, é outro, é os outros. Quando eu puder sentir plenamente o outro estarei salva e pensarei: eis o meu porto de chegada".

Clarice Lispector

O dono dos meus versos
Conhece a essência do beijo
Que me tira o chão...
Rege o ritmo do meu corpo
E o toque que o acelera.

O dono dos meus versos
Ri dos meus destemperos
faz elogios bobos
Só pra me ver sorrir...
E ainda diz falar sério

Depois, Num único olhar
Decifra meus mistérios
sabe o exato momento
De falar o que quero.

O dono dos meus versos
Conhece nas entre linhas
cada verso do meu poema.

(Sirlei L. Passolongo)

Sentimentos

Frases feitas e palavras guardadas
Todas se expressam, mas não dizem nada
Olhares famintos e corações desprezados
Todos tem desejos que logo serão apagados

Vidas expostas a sentimentos verdadeiros
Vivem em alegria até seu dia derradeiro
Pegadas erradas em terrenos maldosos
Corações machucados por pensamentos invejosos

Nada disto retrata o vazio entre eu e você
Pois meu coração ocupado se fecha
Para minha mente que tanto quer te ter

Mas nessa luta não ha vencedores
Pois todos saem machucados
Todos nós pensamos errado

Mas se um dia, juntos estivermos
Se lembrara tu das minhas palavras
Verá que não falei por mal
Só expressei um lógica sem sentido
De uma forma um tanto banal

Moro na vida e no absurdo, me reparto nos instantes de ser e de não ser.
Nasço em cada esquina e cumpro meus horários.
Fico aberta em sorrisos e desfeita em lágrimas.
Atenta as dores alheias, tímida diante do espelho.
Manipulo os cabelos com cuidado, mas sem me preocupar com sua forma.
Fico cansada, xingo, respiro e espirro.
Derrubo as coisas e me exaspero.
Digo “com licença” e “muito obrigada”, sinto ímpeto de quebrar as coisas.
Tenho vontade de começar tudo de novo e juro não fazer aquilo novamente.
No meio da multidão me sinto só e me desespero.
Rio o dia inteiro e tem noites que choro.
Duvido da vida e tenho vontade de sumir.
Adoro música e como pipoca. Tenho medo e sofro.
Vejo e sinto. Passo e existo.
Tenho marcas, dores e muitas alegrias.
Caminho como quem não quer nada e me emociono com o nascer do sol.

Do lado de um imenso muro de pedras voava um pássaro, como sempre sozinho,
pensando na sua eterna solidão ... Do outro lado do mesmo muro, outro pássaro
também voava e lamentava o seu interminável isolamento.Mas do alto de uma nu-
vem,bem acima de qualquer muro,dois anjos observavam a cena... Um dos anjos
comentou: - Veja que maravilha! ... Que sincronismo de vôo! Isto é o verdadeiro
amor... O outro anjo questionou: - Será que eles nunca se encontrarão? O primei-
ro anjo respondeu: - É claro que sim. Olhe, lá adiante, o fim do muro. Todo muro
tem um fim. E completou: Mas se eles se arriscassem a voar mais alto, acima
do muro, poderiam se encontrar hoje mesmo...


      ”Se o teu coração pedir para que voe mais alto....voe!”

A saudade do amanhã me privou de dormir
A alegria de ontem me deixou sonhar acordada
O hoje não existe, pois estou sem ti em meus braços
Prepara teus sentimentos, para me veres derreter em prantos
Ajuda-me a respirar, para a teu lado reencontrar
O caminho das lágrimas e depois nunca mais retornar
Encherei um cálice feito de pétalas
Para guardares em teu travesseiro
E beberes quando a tristeza te visitar
Me sentirás queimar em ti, como se tivesses meu sangue
E se ainda duvidares que te amo
Mergulharei só por ti, no lago de lembranças sangrentas
Afogando-me na densidade de minha saudade
E pedindo-te para vir me salvar.
"Chorei três horas, depois dormi dois dias.Parece incrível ainda estar vivo quando já não se acredita em mais nada. Olhar, quando já não se acredita no que se vê. E não sentir dor nem medo porque atingiram seu limite. E não ter nada além deste amplo vazio que poderei preencher como quiser ou deixá-lo assim, sozinho em si mesmo, completo, total."

Caio Fernando abreu

ESTA HORA É CALADA.
HÁ UM SILÊNCIO ESTRANHO.
ENTRE A MONTANHA E A PRAIA.
O MAR ABRAÇA AS PEDRAS E MINHA VIDA PASSA,
DESFILA LENTAMENTE, PASSAGENS,
QUE SE QUER LEMBRAVA.
É UM MOMENTO... ÚNICO.

SINTO QUE ESTÁ... NÃO SEI ONDE,
MAS ESTÁ AQUI.
UMA PORTA QUE PODERIA LEVAR-ME
AO MAIS PROFUNDO DE MIM MESMA,
E AI ENTÃO, FINALMENTE... DESCOBRIR-ME,
MAS NÃO QUERO,

SÓ DE PENSAR ... SOU TODO MEDO.
MEDO DE DESCOBRIR QUE TALVEZ JÁ...
NÃO MAIS EXISTO,
QUEM SABE APENAS PRESENÇA,
AOS OLHOS DE TANTOS,
TENDO PARTIDO JÁ,
QUANDO MEU ÚLTIMO SONHO... PERDEU-SE

quinta-feira, 6 de maio de 2010


Um dia eu volto nao sei quando ainda, mas sentirei saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos, até dos momentos de lágrima, da angústia, dos nossos problemas, enfim...dos nossos planos que nunca deram certo. Sempre pensei que a nossa história fosse para sempre, mas hoje não tenho mais tanta certeza disso... falo história, porque o amor que te sinto já se eternizou em meu peito. Embora vejo cada um seguindo seu caminho, sua vida, talvez continuemos a nos encontrar um dia... " quem sabe..."

M.Chavante